sexta-feira, 20 de maio de 2011

A DÁDIVA DE TER IDO A APAE !

 APAE ...

      A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro do Norte – Ce, foi fundada em 25 de abril de 1971 pela senhora Zuila Silva Moraes, impulsionada pelo desejo de ajudar seu filho, portador de Síndrome de Down. Assim, nasceu a APAE com a missão de promover e articular medidas de âmbito municipal que visem assegurar os direitos das pessoas com deficiência, favorecendo a sua inserção social enquanto cidadãos.
     O desenvolvimento do Movimento Apaeano desde o seu início, teve sua concepção filosófica sempre voltada para a defesa dos direitos, a participação das famílias e das próprias pessoas com deficiência, bem como a prestação de serviços voltados ao atendimento clínico e escolar.
        A equipe multidisciplinar é composta pelos setores de Assistência Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Pedagogia. Quando necessário, contamos ainda com o apoio de profissionais parceiros voluntários de outras especialidades como medicina genética, neuropsiquiatria, odontologia, que muito contribuem na elucidação de diagnóstico, tratamento e realização de exames clínicos e laboratoriais.


A MINHA EXPERIÊNCIA
A oportunidade de estar na APAE foi  incontestável ,esse grupo não é apenas uma associação,pude perceber que acima de qualquer prioridade dos mesmo eles visão a integridade social daquela crianças,buscam a felicidade dos mesmo e mostram  que acima de qualquer deficiência eles são capazes de quebrar suas limitações.São crianças e jovens simpáticos,educados,inteligentes,carinhoso e engraçados.
A visita a APAE ,não é apenas uma visita ou um trabalho que o professor passou mais ,uma experiência de estar com seres humanos normaizinhos como qualquer outro,pois não é quaisquer erro genético ou alguma mutação na formação embrionária  dessas pessoas que vai determinar quem são essas  ou como elas devem ser ou agir.
Não poderia deixar de mencionar a maravilhosa apresentação de dança que algumas daquelas crianças fizeram,foi linda,me surpreenderam pela imensa energia boa que são capazes de transmitir,sem contar que dançam muito melhor do que eu (risos).Então gente é isso,a APAE vem  desenvolvendo  um lindo trabalho para com essas crianças,e um dos mais importantes desempenhado é mostrar para todos QUE SER DIFERENTE É NORMAL.




ODONTOLOGIA 106.1 - Renata Natália Gomes Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário